O termo "FODA-SE" tem sua origem na mitologia Inca. Diz a lenda que, durante o ápice de uma cerimônia de culto ao Deus Sol, o Astro-Rei, maroto que só, escondeu-se em meio às nuvens, escurecendo a festança em sua própria homenagem. Os súditos do imperador, preocupados, correram a este e disseram:
(diálogo em idioma Inca)
súdito - Ó divino Imperador, nosso grande homenageado não está mais presente! Foi ocultado por vis nuvens! Não poderemos mais continuar os festejos!
Ao que o sábio Imperador, do alto de sua trono Inca (que para eles se chamava apenas "trono") retornou :
Imperador - FODA-SE!
Entornando mais um shot de tequila Inca (mais uma vez, para eles só "tequila") em sua goela imperial. Ordenando em seguida que a festa continuasse.
Os súditos, maravilhados, repetiram o gesto, gritando "FODA-SE" e virando mais vários shots de tequilas em suas goelas não imperiais. O brilhante lampejo do Imperador fez daquela cerimônia a maior homenagem ao Astro-Rei de toda a longa história do império Inca, mesmo às escuras.
O "FODA-SE" chegou às culturas européias quando da chegada dos espanhóis às terras andinas. Resumindo, o diálogo foi:
(diálogo em idioma Inca)
súdito - Ó divino Imperador, os pérfidos Espanhóis estão à caminho! Eles têm cavalos, canhões e armaduras! Não há escapatória, vamos nos render!
Imperador - FODA-SE!
E mandou o singelo exército Inca ao ataque.
(Séculos depois, um descendente do Imperador, programador de web, ficou famoso por inventar o método que permitiu a opção "Save as", muito usada em jogos de estratégia e guerra).
Mas esta é apenas uma abordagem histórica do "FODA-SE".
Gramaticalmente falando, o segredo do "FODA-SE" (assim mesmo, em caixa alta, por que se for pra falar em caixa baixa, diga " dane-se") está no pronome "se", que, neste caso, funciona como índice de indeterminação do sujeito. Em português claro, quer dizer que, não importa quem seja, você quer é que o sujeito se foda...
Agora, alguns casos comuns do uso do "FODA-SE":
pessoa 1 - Putz, se vc não se apressar vamos chegar atrasados.
pessoa 2 - FODA-SE!
pessoa 1 - Mas acho que ele não vai gostar de saber disso heim...
pessoa 2 - FODA-SE!
pessoa 1 - Você sabe que isso que você está cheirando destrói os neurônios, né?
pessoa 2 - FODA-SE!
pessoa 1 - Não acredito que você vai comer isso, está no chão desde ontem...
pessoa 2 - FODA-SE!
O "FODA-SE" também tem propriedades medicinais. Usado em momentos de apreensão, tem propriedades de relaxamento e tranquilidade. Usado ao longo do tempo pode levar à redução de casos de infarto, hipertensão, diabetes e stress.
Particularmente, defendo o uso do "FODA-SE" sempre que possível, em sua forma original ou nas mais diferentes representações:
FODAM-SE! - quando o objetivo é um ataque em massa
VÁ SE FODER! - mandando o índice de indeterminação do sujeito pra puta queo pariu, ou seja, deixando claro quem é que você quer mandar se foder.
(dedo do meio em riste) - Por que há momentos na vida em que se deve calar e ouvir a voz do silêncio.
(segurando os genitais com as duas mãos e agitando) - Variação do dedo em riste, geralmente usado para atingir longas distâncias (torcida na arquibancada, por exemplo).
Em breve, considerações sobre outros jargões da rica língua tupiniquim como: "Seaquinevasseseusavaesqui?" e "E o Quico?".
5 comentários:
o pintor da fachada do prédio, pendurado num andaime, te pegou, em plena manhã de segunda-feira, caindo de boca no teu namorado???
FODA-SE!!!
A polícia te pegou transando no carro com sua namorada em uma viela deserta e meteu um farolzáço pra dentro do seu carro com os dois pelados???
FODA-SE!!!
Foda-se
(brunão)
O famoso escritor Alguma Coisa Veríssímo tem um texto parecido, na descrção dos jeitos de falar o FODA-SE....
FODA-SE
quando vc vai escrever de novo? não é possível que não tenha nada a dizer...
bisous.
Postar um comentário