5 de set. de 2006

Lost in the supermarket

Deveras divertido passear no supermercado Finlandês. Na verdade, eu sempre gostei de supermercados e papelarias. Tenho certeza que boa parte da minha sanha consumista comecou na papelaria Momotaro, na Vila Mariana, quando ia com Dona Helena comprar material escolar no comeco do ano letivo.

Mas, de volta ao Supermercado.

Comeca logo na entrada, com uma série de 3 ou 4 portinhas de metal, que se abrem automaticamente quando você entra. O legal é que elas são todas iguais e se abrem em sincronia, uma depois da outra. A imagem da corte francesa saudando Luís XV no Salão Imperial sempre me vem à cabeca, os nobres se curvando em dominó pra passagem do Supremo mandatário, em busca de salsichas, leite e ketchup picante.

Uma vez dentro do Supermercado, pós-saudacão real, comecam as surpresas. No supermercado Finlandês você encontra um monte de diversões: batatas fritas com embalagens em motivos nórdicos do séc. XVIII (tô levando uma de volta), ovos com código numérico impresso (total matrix) e, claro, os bêbados de rua.

Os bêbados de rua merecem um capítulo à parte devido á sua importância na paisagem metropolitana de Helsinki. Todavia, não estou afim de fazer um capítulo só pra eles agora. Por hora, basta saber que eles ficam, enquanto mascam tabaco, secando cada mulher ou adolescente do sexo feminino que passa em frente as gôndolas e que, cotidianamente, caem em cimas de pilhas de tomate ou cebola, por não aguentarem o peso dos 12-pack que carregam com seu corpo debilitado pelo fumo, álcool e frio.

Além disso, tem os precos, que, apesar de na média serem absurdamente mais altos que no Brasil, às vezes reservam boas surpresas como Pringles a 1,70 euro e massa Barilla a 0,80 (Barilla é carne de vaca por aqui, e, pra Brasileiro acostumado com Petybon, não sou eu que vou reclamar.

Mas, sem dúvida, o mais legal do supermercado Finlandês é a chance única de, mesmo que por alguns momentos, se passar por finlandês. Funciona assim:

1 - Chegue no caixa fazendo sua melhor cara de finlandês possível. Coloque suas compras na esteira rolante e mande um "moi" pra antendente.

2 - Ela, como boa finlandesa, devolve o "moi" e fica quieta. Momento importante: aqui, se a atendente quiser se enturmar, a máscara cai. Elas vai falar finlandês com você e você, que não vai entender nada, vai ter que fazer cara de gringo e falar: "sorry, i dont speak finnish". Se isso acontecer, game over.

3 - Mas, supondo que, como 80% da populacão daqui, ela vai ficar muda, você mantém a cara de Finlandês e espera ela falar o valor da compra. Momento importante 2: nesta hora, ela vai dizer o valor em finlandês (pensando que está falando com um finlandês, óvio). Óvio também que você não vai entender nada, mas aí é só fazer que sim com a cabeca e olhar o visor do caixa, que vai traduzir o valor pra vc.

4 - Dê o dinheiro, pegue o troco e dispare um "moi moi". Ouca o "moi moi" dela.

5 - Pronto, você se passou por Finlandês.



Só pra vc, óvio.

11 comentários:

Anônimo disse...

Moi!

Traz uma Pringles de Salmão!
Perguntas que não querem calar:
Qdo vc fala que é do Brasil, qual a reação desses 20% que puxam assunto?
O que é kattu?

Moi Moi....

Garbinão

Fecespedes disse...

Nao tem Pringles de Salmão.
Eu nunca falei que sou do Brasil, só falo que nao falo finlandês e eles ficam quietos.
Katu é rua.

Anônimo disse...

moi moi pra voce tambem.
será que é o frio que faz eles serem assim?
tia silvia

Anônimo disse...

Nossa... esse pessoal daí é animado mesmo hein! To entusiadissimo com seu conversa com a atendente do caixa.

mOi. :]

Bigode disse...

O visor do caixa é poliglota. Sempre.
Abraço!

Anônimo disse...

Passando pra dar um moi apenas! conta da facul aiiii... tres dias sem post jah eh um desacato! Abraco!

Natalia disse...

isso eh uma caixa de comentarios familiar... formidavel!!!

belo texto... vc tah melhorando, hein? serio mesmo, ficou bom. eu nao tenho tempo de ficar floreando textos por aqui, na maioria do tempo tenho que ir a praia e beber sangria, comendo tapas.

muitos beijos e se cuida, neno.

Anônimo disse...

Oi Fe e a Larissa e o Gui aqui, estamos com saudades mil beijos!!

Anônimo disse...

Nuossa, lulao, por aqui acontece a mesma coisa nos mercados - digo, na entrada deles, quanto `as portinhas q se abrem automaticamente para nossa passagem... era um topico a ser descrito no meu proximo boletim, mas nunca ficaria tao formidavel quanto a sua descricao!!! E 'ew incrivel como nos, publicitarios consumistas de esquerda e apaixonados por locais de consumo nos divertimos em recintos como mercados e afins... eu ate disso tenho tirado foto... loucura!! aproveita mto nego e segura as pontas q 'e muito, muito dificil no comeco (demorei 2 meses para me adaptar), mas depois comeca a melhorar um pouco e qnd ficar bom, 'e hora de voltar!! Um dia vc vai sentir falta disso tudo, acredite... bjoooooooo

Anônimo disse...

aeeeee lindao!

seguinte, a minha duvida mortal (form real) é: meu, pra eles a aurora boreal eh normal q nem o calor de 40 graus do rio. Logo, como eles enxergam a merda da aurora?? e pior!!! o q eh que eles acham q eh freaking out magic (pq pra mim um céu com cores mil loucos se nao eh magic, eh doce) no mundo?

ad, curioso, como sempre.

PS: soh queria te atualizar por aqui: 80% da eca conhecida nossa ta na europa! o menino mandou um mail outro dia falando " tomei uma guinness!!! quase falei: velho, era soh ir no omalleys...." foda. mas fato, tem MTA gente na europa! nao tem mais concorrencia aqui! qdo vcs voltarem seremos diretores do brasil! fica sussa q te arranjo um emprego de meu secretario! hahahahhahahaha

Fecespedes disse...

Bom te-lo aqui ademar! na verdade, nao estao tao acostumados assim nao. O negocio nao acontece semrpe e é mais no norte, tem muito finlandes que nunca viu a parada!

to ligado nos brazucas, tem email rolando pra caralho, tem uma galera combinando umas coisas e tal, se pá vai rolar oktoberfest em outubro, veremos!

Fechado entao heim? Emprego na volta, agita todo mundo, hehe!

Abs e comenta mais ai!