A primeira coisa que voce descobre em Amsterdam é que a cidade é feita à prova de loucos, chapados, desavisados em geral e etc. A arquitetura e o urbanismo deste grande pólo europeu facilita, e muito o transito de pessoas com o senso de direcao abalado. Tudo foi construido em curvas, e apesar de todos os predios serem iguais, voce pode, em caso de ter se perdido, simplesmente continuar andando, que ira passar pelo mesmo lugar de novo, dando a si mesmo mais uma chance de entrar na casa ou virar na rua certa. Na dúvida, em Amsterdam, faca como o Johnnie Walker.
A segunda palavra que vem à cabeca em Amsterdam é contraste. Voce olha pra esquerda e ve um monte de moleques de 20 anos, chapadissimos, recém-saídos do primeiro cof-shop que encontraram, comendo Pringles ate babar e olhando pras vitrines do Red Light District, enquanto a mulherada esfrega sua mercadoria nos vidros, tentando, a cada angulo de pernas, a melhor abordagem para atingir o consumidor. Ai voce olha pra direita e ve o Rijksmuseum, um castelo de mais de 300 anos que abriga, em meio aos seus corredores infinitos e jardins quase mentirosos de tao bem cuidados, centenas de quadros de Rembrandt, Cezanne e Renoir. E ai vc escolhe o que quer fazer.
Voce pode pensar Amsterdam como um resort bem democrático. Ele funciona para a molecada que quer fumar tudo que vê (opa, olha os acentos chegando) pela frente, se acabar nos clubs até altas e depois enfiar todas as moedas que encontrar nas paredes magicas do FEBO`S (N. do R.: veja legenda no final do post). Funciona para o casal na em Lua de Mel que quer alugar bicicletas (aguarde, o momento "bicicletas em Amsterdam" chegará em momento oportuno), tirar fotos um do outro nos canais, passear nos parques e tomar vinho. Funciona também para grupos de velinhos devoradores de museus que não fazem nada sem documentar em suas máquinas digitais. E é a interseccão disso tudo que faz de Amsterdam um lugar bem incomum.
Febo's: é o mais famoso, barato e junkie fast food de Amsterdam, funciona como uma cozinha em que o cara vai preparando toda a sorte de gordureiras e vai colocando tudo em portinhas tipo aquelas de cartas em prédios antigos. Aí vc escolhe o que quer e paga colocando moedas numa máquina.
24 de ago. de 2006
Primeiras impressões de Amsterdam
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
tem daqueles elevadoresinhos pra subir a comida/
Abraço
Garbinão
Tem nada, Garbini, tem um indiano e uma escada
Postar um comentário